sábado, 8 de fevereiro de 2014

Luz e sombra



Boa tarde, boa tarde, boa tarde, estamos aqui, muito feliz (quem lembra dessa ?) para falar sobre sombras e luzes.

A alma do desenho é a luz e a sombra. Fica muito mais real um desenho sombreado! Muito mais elegante e tals. Mas chega de brincadeiras, pois o pau vai comer solto aqui agora.

       Para demonstrar os poderes da luz e da sombra considerem a lampadazinha abaixo como o ponto de luz (não é pra desenhar luz no mangá de vocês, é só pra exemplificar onde está a fonte de luz).
       O quadrado abaixo sofrerá a ação da luz. OK? Todos prontos?



       Os traços em verde serão os raios de luz. Eles nos ajudarão a entender onde fica mais claro, onde fica mais escuro, onde tem luz e onde não tem.



       Como podemos notar na figura acima, os raios batem diretamente na parte direita do cubo, logo, este será o lado mais claro, sem "sombra" de dúvidas (tu dum tttsssss). O lado esquerdo porém, será o menos iluminado, com mais sombra. E o meio do cubo vai ser meio claro meio escuro.
       A figura que segue contem uma projeção da sombra do cubo. A sombra sem vai na direção oposta a da luz, lógico. Então fica como segue.



       Aqui vamos fazer uma sombrinha, penumbra na parte do meio do cubo. Como combinamos o meio será pouco atingido pela luz. Um tom de cinza (um apenas, não 50 heheh) rabiscado bem levinho vai ficar interessante.



       Para finalizar preenchemos a parte esquerda do cubo com o mais dark possível. Alguns gostam de fazer traços entrelaçados para fazer sombra. Eu prefiro assim como segue:


       Para fechar, remova as linhas de luz( e a lampadazinha) e fica aí nossa aula sobre sombras e luzes.



       Resumindo a obra com uma animaçãozinha mais lenta já que todos estão pedindo.

Valeu galera até mais.

Como bônus fica aí um bom exercício: fazer a sombra do cubo abaixo com o ponto de luz na perspectiva igual a animação abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário