sábado, 15 de fevereiro de 2014

Posições de luta clássicas



Bom dia senhores !

Que tal algumas posições de luta daquelas clássicas ?
Primeiramente recomendo algum modelo concreto em 3D (bonequinho que a gente tinha quando era pequeno) para auxiliar na criação das posições. Eu tenho o Péricles, presente de um aluno das minhas aulas de mangá ! Valeu Fernando. Ele quis aparecer então aqui vão umas fotos dele:






    Usando o boneco como base parar fazer as posições fica muito mais fácil e real, claro.
Fazemos primeiro o esqueleto como já sabemos. Prestando bastante atenção às proporções: braços do mesmo tamanho, pernas também, pernas ligeiramente maiores que o tronco etc.



    Passo 2, começamos a preencher com formas circulares e corrigindo algum possível erro de proporção.



    Retire as linhas do esqueleto, e pronto. Depois é só colocar os detalhes, roupas, cabelo etc.



     A próxima posição de luta o pessoal pede bastante: o super sayajin concentrando o poder e explodindo o chão ao redor. Cuidados especiais para a perspectiva das mãos, formando um 3D meia boca.



     Quase me esqueci de comentar que a perna a ser desenhada primeiro deve ser, obrigatoriamente, a perna que está em contato com o solo ou a perna que está segurando mais o peso do personagem. Sim faz uma diferença enorme. Não sei se é macumba ou o que mas, faça isso.





    Para fechar, a clássica pulo metendo chumbo. Sabe quando os personagens pulam 20 metros de altura e começam a lançar poderes nos pobres infelizes lá em baixo ? Então...




    É isso ai valeu. Hoje não tem a compilação porque o site que faço está fora do ar...valeu!!!


   



sábado, 8 de fevereiro de 2014

Luz e sombra



Boa tarde, boa tarde, boa tarde, estamos aqui, muito feliz (quem lembra dessa ?) para falar sobre sombras e luzes.

A alma do desenho é a luz e a sombra. Fica muito mais real um desenho sombreado! Muito mais elegante e tals. Mas chega de brincadeiras, pois o pau vai comer solto aqui agora.

       Para demonstrar os poderes da luz e da sombra considerem a lampadazinha abaixo como o ponto de luz (não é pra desenhar luz no mangá de vocês, é só pra exemplificar onde está a fonte de luz).
       O quadrado abaixo sofrerá a ação da luz. OK? Todos prontos?



       Os traços em verde serão os raios de luz. Eles nos ajudarão a entender onde fica mais claro, onde fica mais escuro, onde tem luz e onde não tem.



       Como podemos notar na figura acima, os raios batem diretamente na parte direita do cubo, logo, este será o lado mais claro, sem "sombra" de dúvidas (tu dum tttsssss). O lado esquerdo porém, será o menos iluminado, com mais sombra. E o meio do cubo vai ser meio claro meio escuro.
       A figura que segue contem uma projeção da sombra do cubo. A sombra sem vai na direção oposta a da luz, lógico. Então fica como segue.



       Aqui vamos fazer uma sombrinha, penumbra na parte do meio do cubo. Como combinamos o meio será pouco atingido pela luz. Um tom de cinza (um apenas, não 50 heheh) rabiscado bem levinho vai ficar interessante.



       Para finalizar preenchemos a parte esquerda do cubo com o mais dark possível. Alguns gostam de fazer traços entrelaçados para fazer sombra. Eu prefiro assim como segue:


       Para fechar, remova as linhas de luz( e a lampadazinha) e fica aí nossa aula sobre sombras e luzes.



       Resumindo a obra com uma animaçãozinha mais lenta já que todos estão pedindo.

Valeu galera até mais.

Como bônus fica aí um bom exercício: fazer a sombra do cubo abaixo com o ponto de luz na perspectiva igual a animação abaixo.





sábado, 1 de fevereiro de 2014

Roupas masculinas

Boa manhã de sábado para todos os fãs !!! (hummm)

Que tal alguns exemplos de roupas masculinas ? Beleza ?

Então vamos lá:

       Usaremos o seguinte corpo para os exemplos:


       O primeiro exemplo é um regular conjunto camisa bermuda ! As formas são as seguintes: retângulos para todos os lados. No tórax, nas mangas e para as bermudas.



    Depois é só arrendondar as bordas e adicionar alguns arcos no centro. Esses arcos devem ser feitos com traços rápidos e únicos, caso contrário ficaram parecendo rabisco no pano.  



       Próxima parte será camiseta e calça. Retângulos para o tronco e um tipo de cordãozinho para ser a gola!



       Arredondando as bordas para parecer mesmo tecido.



       Detalhes (como descrito na primeira roupa). Pronto !!!



       Pra finalizar, um estilo capuz shortinho de pijama. Cobriremos a cabeça com um rasgo no meio. Será o capuz. Retângulos para os braços (até as mãos, pois é uma blusa de frio), retângulo para o tórax, e para o abdome. Outro retângulo para o short.



       Arredondando as bordas, alguns traços para os amassados no pescoço. Finalização das mãos estilo blusa anos 80 com aquele cone listrado.



       Para finalizar façamos os traços de amassados e corremos para felicidade.


       Fiquem aí com o resumo da obra ! Valeu galera até a próxima !!!


sábado, 25 de janeiro de 2014

Perspectiva de três pontos

      Bom dia,

hoje como prometido, vou falar sobre a perspectiva de 3 pontos. É semelhante a de 2 pontos (só que tem 3 pontos) hehehehe
       Vamos fazer um prédio visto de cima meio na diagonal !!! Vocês vão entender.

       O primeiro passo é simples, basta desenhar três pontos como se fosse uma pirâmide ao inverso. Com a base para cima.




      Como na perspectiva de 2 pontos projete duas linhas do primeiro ponto, o mais a esquerda na direção do ponto da direita, porém um pouco declinada.



       Repita o processo para o ponto da direita. Projete duas linhas partindo do ponto até o lado contrário. Verifique as 4 interseções (isso é importante)



      Agora sem esquecer o ponto da parte de baixo, vamos projetar 3 linhas em direção ao topo do desenho. Tente passar as linhas pelas interseções dos dois pontos anteriores. (não precisa ficar 100% encaixado).



    Agora é só começar desenhar as linhas do prédio. É difícil de ver o prédio ? hehhehheh Fica como na figura abaixo.



       Agora, para mais detalhes no prédio vamos criar mais linhas partindo dos dois pontos de cima. Serão as vigas horizontais do prédio.



       Reforce os traços para ficar parecendo um prédio de verdade.



        Agora é só finalizar com um pretinho básico e ....



       Tá aí o prédio em perspectiva 3 pontos (meio 3D) demais !!!). Agora é só repetir o processo umas 20 vezes e teremos uma cidade vista de cima !!!



       Fica o resumo aí!!!


       Valeu galera até a próxima !!!

sábado, 18 de janeiro de 2014

Perspectiva de dois pontos

       Tarde !!!

       Hoje mais uma aulinha inútil de desenhos. Vamos ver um pouco de perspectiva, mais especificamente perspectiva com 2 pontos(calma que tudo se explica mais tarde).

       Nem só de personagens vive um desenhista (ou não), é necessário que o personagem esteja em algum lugar no mundo, certo ? Então, esta aula é pra você meu querido.

       A perspectiva é a arte de fazer um desenho num plano 2D (duas dimensões) te enganar e parecer que tem profundidade ! No tutorial de hoje vamos fazer uma cidade, ou parte dela, usando a perspectiva de 2 pontos.

       Para começar precisaremos definir a linha que representará o horizonte (na maioria das vezes na horizontal hehhe). Fica como na figura:
      
       




       Próximo passo é definir onde serão inseridos os pontos (dos 2 pontos) mais conhecidos como pontos de fuga. Neste tutorial colocaremos um ponto em cada extremidade da linha do horizonte e em tutoriais futuros intenderemos qual a diferença de colocar os pontos mais próximos ou separados.



       Sem questionamentos traçaremos duas linhas partindo dos pontos de fuga num ângulo aproximadamente de 45º até que se toquem perto do centro. Tipo uma pirâmide.



       Agora começa a ficar visível nossa cidade. Traçando linhas verticais partindo da linha do horizonte que serão os prédios da cidade. Estas linhas verticais devem cessar ao tocarem as linhas do topo. Fica como na figura abaixo:



       Agora inverteremos o processo. Faremos uma pirâmide partindo da linha do horizonte em direção a parte de baixo do desenho. Esta pirâmide deve ser beeeem menor que a primeira e será tanto a base dos prédios como o passeio (calçada) da cidade.



      Como da outra vez, ligaremos a linha do horizonte com as linhas da pirâmide, porém de forma invertida.



       Trace mais uma pirâmide de cabeça para baixo ligeiramente maior que a primeira. Isto será a extensão da calçada e a divisa com as ruas (meio fio).



       Agora vem a parte chata. Começaremos a traçar várias pirâmides menores dentro da pirâmide (a primeira de todas, a de cabeça para cima). Veja as duas próximas figuras.




       Vamos remover as linhas que estão sobrando ???



       Pronto. Tá ficando bonito. Inicie a arte final no prédios.



       Não se esqueça dos passeios...



       Algumas antenas pra ficar mais charmoso. Lembre-se que qualquer detalhe deve seguir as linhas de perspectiva. Os objetos do centro devem ser maiores e ao caminhar para as extremidades (pontos de fuga) vá diminuindo.



       Agora é só tirar onda com a mulherada. Algumas nuvenzinhas de poeira poluída cósmica e um fundo colorido pra fica maneiro; alguns traços na calçada para parecer que está suja; algumas bocas de lobo e as linhas do centro do asfalto caso queira. TUDO ACOMPANHADO AS LINHAS GUIAS !!!




       O processo completo você confere aqui !!!

     

       É isso aí pessoal. Valeu. Obrigado pelas visitas. Tá show de bola !!!
Próximo tutorial será também de perspectiva, só que será a mais legal de todas. Perspectiva de 3 pontos.