domingo, 10 de novembro de 2013

Humanos parte 4 - Braços

Boa tarde senhores. Novamente nesta bela tarde de sábado nerd vamos falar sobre braços (e desenhá-los , claro). Antes de começar, vamos pegar desenho gerado no tutorial de tórax e seguir a partir dele.

Passo 1 – Linhas guias

                Do círculo do ombro trace uma linha até próximo ao umbigo do personagem (caso o braço esteja na posição natural (para baixo). Use essa distância como medida para qualquer outra posição dos braços. Desenhe um outro círculo na extremidade inferior da linha guia. Será a junta do cotovelo.
                Mais uma linha guia iniciando do cotovelo. Esta deve ter aproximadamente o mesmo tamanho da linha anterior.


                Finalizando com outro círculo, que será a mão (futuramente).
Saca só como fica:

Passo 2 – Forma do braço


                Agora começa a ficar “braço de home” mesmo. Seguindo o mesmo princípio usado para fazer as pernas, vamos traçar linhas curvas do ombro até o cotovelo. Quanto mais curvo mais forte o boneco, então sem exageros.


Passo 3 – Popai (Popeye)

                Na parte do antebraço vamos traçar a linha do cotovelo até a mão. A curva deve ser mais acentuada na parte superior e ir seguindo mais “retamente” até encontra a mão.

                Cuidado com o efeito popai (o marinheiro)...heheheh

Passo 4 – Quadriculando

                Após traças as formas vamos começar a arte final.
                Vá traçando as linhas por cima das linhas guias só que desta vez vamos tentar deixar mais quadrado. Vão por mim, fica mais bonito e parecido com músculo. Se deixar muito redondo fica parecendo banha de porco alojada no braço ao invés de músculos (Válido principalmente para a parte do antebraço).

                Fica assim:
Passo 5 – Final

                Agora é aquela parte....só adicionar detalhes a gosto e limpar a bagunça das linhas guias.

Assim fica:
É isso aí então...até a próxima pra finalizar as 5 partes com mãos e pés (é tudo junto porque estou com preguiça heheh).


Valeu !



sábado, 2 de novembro de 2013

Humano parte 3 - Pernas

             Boa tarde senhorEs e senhorEs (sim, geralmente garotas não visitam este blog), voltamos com mais uma parte do Figura humana. Agora a parte 3, Pernas !!!

             Esse tutorial é curtinho (como a mentira.......... que tem perna curta. Nossa, horrível).
Primeiro de tudo vamos nos lembrar da parte 2. A bacia do personagem. Façam aí a meia lua da bacia e os círculos para encaixe das pernas.


Passo 1: fêmur e canela

Começando dos círculos para entrada das pernas, vamos traçar uma reta que será o fêmur da pessoa. Imaginem aí qual seria um tamanho proporcional para o osso.
                Na ponta inferior do fêmur  faça outro círculo, que servirá como joelho.

                Mais outra linha reta que será a canela do cidadão.  Mais ou menos do tamanho do fêmur; na ponta da canela desenhe outro círculo para servir de encaixe para os pés (a articulação do pé com a perna). Repita o procedimento para fazer a outra perna (ou não, caso seu personagem seja perneta (piratas etc...)). Fica assim no final !



Passo 2: Músculos

                Agora começa a dar forma, faremos os músculos das pernas.

                Faça um “V” na parte inferior da bacia. Vai ser o “pintinho” do rapaz. Trace linhas curvas entre os círculos da bacia e os círculos do joelho, que serão as coxas. (quanto mais curvo mais fortinha será). Repita pra outra perna.




Passo 3: Batata da perna e canela.

                Como no passo 2, trace linhas curvas entre o círculo do joelho e o círculo do pé. As linhas da parte de fora da perna  devem ser levemente mais avantajadas que as partes de dentro. É só olhar para suas pernas no espelho que vai entender.

                Pesquise sobre musculatura de pernas para saber como fazer os traços. Fica como no exemplo a seguir.



Passo 4: Linhas finais

                Com as formas da perna definidas comece a fazer a arte final (o famoso passar por cima) e explicite o joelho. Alguns pequeninos traços nas junções já ficam parecidas com joelhos. Use a “base” do círculo para ter uma ideia de onde ficarão os joelhos.



Passo 5: Linhas finais finalmente

                Agora é só apagar a bagunça das linhas guias e correr para o abraço !!!
Ficou meio cambota mas ficou bom !

Até a próxima senhores (e senhoras vai...ainda tenho esperança).
Valeu !! Fui !!!



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Humano - parte 2 - Tórax e Bacia


Boa noite senhoras e senhores...

Continuando a incrível série, vamos agora desenhar um tórax humano.

Passo 1: Linha do ombro

                Na primeira parte do tórax vamos precisar de toda nossa destreza para desenhar algumas linhas retas (não vale usar régua).
                Iniciando pela linha horizontal superior: ela define a largura dos ombros, ou das costas como preferirem, do personagem. Quanto maior a reta, mais “costudo” será a pessoa.
                O próximo passo é descer outra linha reta, agora na vertical. Como se fosse a espinha dorsal. Esta irá dividir o personagem, portanto deve esta no centro da linha horizontal desenhada antes.
                Finalizando com outra linha horizontal, menor que a primeira. Essa aqui é a bacia do cidadão. Onde começam os encaixes das pernas. Deve ser menor que a linha dos ombros, se não fica igual uma hiena com as perninhas separadas hehehe).

                Pronto, temos o esqueleto para fazer o tórax de uma pessoa.


Passo 2: início das formas

            Aqui já fica impossível, realmente não dá pra prosseguir daqui. Somente quem desenha demais da conta. Duas meias luas dificílimas. Somente para definir qual será a área do peito e da bacia ... como a seguir:



Passo 3: Marcação dos ombros e encaixes para perna

            Neste passo eu marco onde ficarão os ombros e o início das pernas do personagem com círculos nas extremidades das meias luas. Como se fossem articulações mesmo.

Passo 4: Agora parece tórax “de home macho”

            Usando a imaginação e ligando os pontos entre a meia lua superior e a inferior teremos a barriga do rapaz. Vá afinando até chegar mais ou menos no meio de cada um dos círculos usados para fazer o encaixe das pernas como se segue:


Passo 5: Contorno

            No passo 5 vamos só  fazer o contorno e dar a forma desejada.

            Os círculos dos ombros se transformam em ombros de verdade. A meia lua superior dá forma ao peito, a junção da meia lua inferior com os círculos das pernas vira a bacia!!! É mágica!!!


Passo 6: Detalhes pra finalizar

            Pouco abaixo do pescoço ficam dois ossinhos (pode verificar aí em você que você vai achá-los). Iniciam do trapézio e vão sinuosamente descendo até a linha da espinha.

A meia lua superior + a linha da espinha dorsal dão a base para formar os peitos (com ou sem mamilos, cada um com seu jeito, sem julgamentos). O abdômen, ah o abdômen...ao contrário do que vejo por aí, abdomens não tem 134 gominhos hehehe...dá pra fazer um bem legal só com 8 (4 de cada lado), uma linha meio curvada e o umbigo no centro. Pronto, fica bonito. Olha só:




Passo 7: AcabÔÔÔÔ É TETRA !

            No ultimo passo, é só limpar a bagunça, removendo os rabiscos anteriores e desenhando com firmeza (firmeza, não força). Adicione alguns detalhes também como tatuagens e piercings !!!

            Valeu galera até a próxima. Agora vou postar regularmente. (comprei uma mesa digitalizadora novinha e empolguei a desenhar novamente).


OBS: Ficou meio torto eu sei, mas dê uma olhada no nome do blog.....Sacou ? heim ? hehehehe
Fui !