sábado, 25 de janeiro de 2014

Perspectiva de três pontos

      Bom dia,

hoje como prometido, vou falar sobre a perspectiva de 3 pontos. É semelhante a de 2 pontos (só que tem 3 pontos) hehehehe
       Vamos fazer um prédio visto de cima meio na diagonal !!! Vocês vão entender.

       O primeiro passo é simples, basta desenhar três pontos como se fosse uma pirâmide ao inverso. Com a base para cima.




      Como na perspectiva de 2 pontos projete duas linhas do primeiro ponto, o mais a esquerda na direção do ponto da direita, porém um pouco declinada.



       Repita o processo para o ponto da direita. Projete duas linhas partindo do ponto até o lado contrário. Verifique as 4 interseções (isso é importante)



      Agora sem esquecer o ponto da parte de baixo, vamos projetar 3 linhas em direção ao topo do desenho. Tente passar as linhas pelas interseções dos dois pontos anteriores. (não precisa ficar 100% encaixado).



    Agora é só começar desenhar as linhas do prédio. É difícil de ver o prédio ? hehhehheh Fica como na figura abaixo.



       Agora, para mais detalhes no prédio vamos criar mais linhas partindo dos dois pontos de cima. Serão as vigas horizontais do prédio.



       Reforce os traços para ficar parecendo um prédio de verdade.



        Agora é só finalizar com um pretinho básico e ....



       Tá aí o prédio em perspectiva 3 pontos (meio 3D) demais !!!). Agora é só repetir o processo umas 20 vezes e teremos uma cidade vista de cima !!!



       Fica o resumo aí!!!


       Valeu galera até a próxima !!!

sábado, 18 de janeiro de 2014

Perspectiva de dois pontos

       Tarde !!!

       Hoje mais uma aulinha inútil de desenhos. Vamos ver um pouco de perspectiva, mais especificamente perspectiva com 2 pontos(calma que tudo se explica mais tarde).

       Nem só de personagens vive um desenhista (ou não), é necessário que o personagem esteja em algum lugar no mundo, certo ? Então, esta aula é pra você meu querido.

       A perspectiva é a arte de fazer um desenho num plano 2D (duas dimensões) te enganar e parecer que tem profundidade ! No tutorial de hoje vamos fazer uma cidade, ou parte dela, usando a perspectiva de 2 pontos.

       Para começar precisaremos definir a linha que representará o horizonte (na maioria das vezes na horizontal hehhe). Fica como na figura:
      
       




       Próximo passo é definir onde serão inseridos os pontos (dos 2 pontos) mais conhecidos como pontos de fuga. Neste tutorial colocaremos um ponto em cada extremidade da linha do horizonte e em tutoriais futuros intenderemos qual a diferença de colocar os pontos mais próximos ou separados.



       Sem questionamentos traçaremos duas linhas partindo dos pontos de fuga num ângulo aproximadamente de 45º até que se toquem perto do centro. Tipo uma pirâmide.



       Agora começa a ficar visível nossa cidade. Traçando linhas verticais partindo da linha do horizonte que serão os prédios da cidade. Estas linhas verticais devem cessar ao tocarem as linhas do topo. Fica como na figura abaixo:



       Agora inverteremos o processo. Faremos uma pirâmide partindo da linha do horizonte em direção a parte de baixo do desenho. Esta pirâmide deve ser beeeem menor que a primeira e será tanto a base dos prédios como o passeio (calçada) da cidade.



      Como da outra vez, ligaremos a linha do horizonte com as linhas da pirâmide, porém de forma invertida.



       Trace mais uma pirâmide de cabeça para baixo ligeiramente maior que a primeira. Isto será a extensão da calçada e a divisa com as ruas (meio fio).



       Agora vem a parte chata. Começaremos a traçar várias pirâmides menores dentro da pirâmide (a primeira de todas, a de cabeça para cima). Veja as duas próximas figuras.




       Vamos remover as linhas que estão sobrando ???



       Pronto. Tá ficando bonito. Inicie a arte final no prédios.



       Não se esqueça dos passeios...



       Algumas antenas pra ficar mais charmoso. Lembre-se que qualquer detalhe deve seguir as linhas de perspectiva. Os objetos do centro devem ser maiores e ao caminhar para as extremidades (pontos de fuga) vá diminuindo.



       Agora é só tirar onda com a mulherada. Algumas nuvenzinhas de poeira poluída cósmica e um fundo colorido pra fica maneiro; alguns traços na calçada para parecer que está suja; algumas bocas de lobo e as linhas do centro do asfalto caso queira. TUDO ACOMPANHADO AS LINHAS GUIAS !!!




       O processo completo você confere aqui !!!

     

       É isso aí pessoal. Valeu. Obrigado pelas visitas. Tá show de bola !!!
Próximo tutorial será também de perspectiva, só que será a mais legal de todas. Perspectiva de 3 pontos.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Mulher

Bom dia senhoras e senhores,

aqui vai um: como fazer uma mulher mangá (sem muitos detalhes).

Começando com o esqueleto:
      Para fazer a cabeça é simples, basta um círculo (nem tão círculo assim) e dividi-lo ao meio na vertical.
Puxe umas linhas para baixo e as una na linha vertical.
      O tronco é composto de um meio círculo mais um círculo completo (porém menor que o anterior) mais um triângulo que será a bacia da moça.
      Dois círculos pequenos para ajudar a fazer os ombros e "pauzinhos" a vontade para o resto do corpo. Lembrando que as articulações são as bolinhas entre os ossos.


      Aqui começamos a fazer as formas (traços em vermelho). Tudo bem "quadrado" mesmo, com traços rápidos e mais longos. Aproveite para dar forma aos cabelos. Neste exemplo escolhi um bem longo e esvoaçante.
      As roupas são mescladas com o corpo. Não é necessário desenhar o corpo todo e depois colocar a roupa por cima, contudo fica mais real. Veja a perna direita. Fiz sem desenhar o corpo por debaixo da roupa, ficou parecendo meio encaixado hehehehe. Já nos braços fiz como manda a lei desenhística.



     Agora sim, começamos a fazer os detalhes e arrendondar as formas. Colocamos mais peso nos panos e nos cabelos. Alguns detalhes nas meias, luvas e etc.


      Esse passo é coisa minha. Eu gosto de separar uma camada somente para pintar algumas sombras e os detalhes da cor preta. é opcional !



      Removemos as linhas guias e cobrimos alguns detalhes que passaram despercebidos!


      Quase acabando, vamos colorir...quem está no papel e lápis comece a colorir. Quem está no computador vamos ao balde de tinta. Não esqueça e fazer o brilho do cabelo...Mulher sem brilho no cabelo fica parecendo cabelo sujo !


      Como sempre aqui vai o resumo em velocidade da luz !