quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Novo brinquedo - Mesa digitalizadora Wacom Bamboo Pen

É com grande prazer que anuncio a chegada do meu mais novo brinquedo !

A super Wabom Bamboo Pen.

Seguem fotos:

    Tem a parte de cima onde fica esse led azul bonito (indicando funcionamento) e tem acabamento em black piano.



      A área para desenho não é das maiores, porém é suficiente pra desenhar qualquer coisa. Ao contrário da maioria das mesas digitalizadoras que já vi, esta tem a superfície de desenho levemente áspera imitando (quase) perfeitamente o rabiscar do lápis numa folha de papel.
      A área para desenho fica entre estas 4 marcas ao centro.
A mesa é bem leve. e super fina, da grossura de um dedo mindinho de lado.

OBS: Não tirei foto de lado porque não consigo segurar a mesa e a câmera ao mesmo tempo que aperto para tirar fotos hehehe.



      A caneta é mais leve que palha. Pouco mais grossa que uma caneta esferográfica normal.



      Vem com esses dois botões para colocar funções e algumas pontas sobressalentes.
       Tem vários níveis de pressão. Fantástico isso (macumba talves). Apertando mais forte o traço sai mais grosso etc...



Bom ,é isso...Valeu...vou brincar mais com ela.

Cabelos - Alguns exemplos

      Fala galera !
      Atendendo a pedidos (mentira), aqui estão alguns exemplos de cabelos mangá precedidos de um breve tutorialzinho.

      Para cabelos não existem muita regras. É ver exemplos e tentar refazer com seu estilo de traço.

      Uma boa dica pra fazer cabelos é traçar uma segunda linha curva pouco acima da cabeça do personagem. Esta linha será a metade exata da altura do cabelo (ver linha em azul na figura).
      Quanto mais distante da cabeça do personagem, mais alto será o cabelo.

       Como podem notar eu gosto de um traço bem rabiscado. Fica mais parecido com cabelo de verdade heheh. Aqui vale a dica para as sobrancelhas: não fazer reto ou certo, afinal ninguém tem o cabelo 100% proporcional.



        Vale lembrar também que para ficar mais real, deve-se fazer o tal do reflexo! é só deixar de pintar algumas áreas do cabelo onde você achar que há incidência de luz. Pega-se com a prática.



      No mais, é isso aí. Bons desenhos

sábado, 21 de dezembro de 2013

Olhos

          Boa tarde senhoras e senhores. Mais um tutorial supimpa.

          Como desenhar os olhos das pessoas (funciona com animal também).

          Pra começar, vamos nos lembrar das aulas de matemática do colégio. Todo mundo desenhando um trapézio invertido (se é que é possível). Base maior para cima e menor para baixo.


          Agora vamos vamos arredondar a parte de cima e desenhar um ovo em um dos cantos do trapézio .
          O trapézio arredondado será o olho em si e o ovo será a pupila ou íris ou seja lá qual for a diferença (o caso que estou tentando explicar é: o ovo é a bolinha do olho, pronto).



          Próximo passo: arredondar todos os lados do trapézio e começar a esboçar os cílios. Fica como na figura abaixo:



         
          Vamos fazer um puxadinho no canto contrário ao da pupila, para ficar igual aos desenhos que a gente vê por aí. Adicione também um mini-ovinho no centro da pupila. e trace um arco acima do trapézio. Será a sobrancelha. (detalhe que a sobrancelha não necessariamente precisa acompanhar o contorno superior do olho).


          Incrementando mais nosso olho, vamos fazer pequenas bolhas na parte interna da pupila.
          Por experiência (entenda "fiz igual aos desenhos da televisão") coloque uma bolha grande na parte inferior espremendo a bolinha de dentro do olho e umas duas ou três bolhinhas na parte superior. Cuidado que dependendo da localização destas o personagem fica vesgo. Fica como a seguir:



          Abandonando as linhas guias e fazendo alguns tracinhos diagonais na bolha do olho vemos que já começa a ficar legal. Aqui vale ressaltar que quanto mais grosso o traço mais masculino o olho aparentará        



          Por fim, adicionei mais uma bolhinha (reflexo) na parte superior e colori as de baixo (essas indicam a cor do olho da pessoa).
          Dica que vale ser lembrada: não desenhe muito certinho os contornos pois ninguém no mundo real tem a sobrancelha 100% reta e perfeita.



          Abraços e até a próxima. Fiquem com a compilação da aula de hoje logo abaixo:



sábado, 7 de dezembro de 2013

Humanos parte 6 - Pés


Boa tarde galera. Última parte de uma figura humana (masculina), vamos lá, é para fechar !!!


Passo 1 – Retângulos para base

                Como no tutorial das mãos aqui não tem linha guia para esqueleto. Começaremos das formas.

                A primeira parte é um quase retângulo, um retângulo sem a tampa que será o finalzinho da canela do personagem.


Passo 2: Base

Depois da canela faremos uma continuação, seguindo pra baixo. Um polígono com 4 lados meio torto com a base mais larga. Será a base dos pés vistos de frente.



Passo 3: Casquinho de burrinho.

                Na terceira etapa faremos algo semelhante ao casco de um burro (sim, o animal). Projete o polígono anterior alguns milímetros mais para baixo. Novamente com a base um pouco maior.


Passo 4:  Pseudo dedos

      
               Como naqueles desenhos de cubos que a gente fazia na quinta série vamos fechar mais um polígono, desta vez com a base igual (mesma largura) do topo. Já dá para ver e entender que isso realmente é um pé de uma pessoa !!! OBS: A parte inferior deve ser levemente arredondada para dar o efeito de um dedo maior que o outro no passo seguinte. 
                Saca só a figura:


Passo 5: Dedinhos

               Quase finalizando, vamos fazer os dedos. Aqui não tem tutorial, tem que conhecer um pé, ver um pé, SER um pé para pegar o feeling (não se escreve assim).
                Basicamente são almodeguinhas (umas maiores que as outras) e lembrando que a mais ao centro deve ser a maior de todas pois é o dedão do ser humano heheheh.



Passo 6: Começando a finalizar

                Aqui é só dar aquela contornada (arte final) e fazer duas protuberâncias no encaixe das canelas pra fingir que são tornozelos. Esse encaixe é a base do primeiro retângulo (o sem tampa).Agora é se preparar para as unhas !!!



Passo 7: Unhas

               Aproximadamente sobre a linha guia do casco de burro traçaremos pequenas luas (meia lua) voltadas para baixo. Vai na fé, dá certo no final. Fica como na figura (lembrando que as unhas do dedão são maiores e que a do mindinho é menor que a do resto).



Passo 8: as entrelinhas.

               No comecinho dos dedos faremos um traço mais grosso. Isso vai ficar parecendo aqueles espacinhos entre os dedos (não no meu caso que tenho um dos dedos meio colados). Fica como na figura.



Passo 9: fim
           
             Como último passo, e como de costume, removemos as linhas guias, as bagunças e adicionamos detalhes desnecessários mas que fazer ficar parecendo bonito.



Bom senhores, é isso aí, me despeço agora dessa parte de seres humanos. Um dia quem sabe fazermos outro com personagem feminino. Fiquem no aguardo de mais tutoriais.

Valeu







sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Humanos parte 5 - Mãos

Bora para mais uma parte (a penúltima).
Ficamos combinados de usar 5 partes para completar uma figura humana, mas vamos fazer com 6 e separar bem os conteúdos (apenas um erro de cálculos ehhehe).
Mãos a obra (!!!)
                Para fazer as mãos não tem muito segredo (mentira, é difícil pa carai). São quatro passos bem simples e exclui-se, ainda por cima, o passo das linhas guias do esqueleto.


Passo 1 : formas formais

Como na figura abaixo, vamos começar pela palma da mão: um pseudo retângulo como base. Note que faremos a famigerada mão do “tchau-de-má-vontade”, aquele meio desanimado (olhar a figura para entender)...
Dependendo do lado da mão (no canto esquerdo ou direito) desenhar dois polígonos que servirão de polegar. Depois na parte superior do retângulo desenhar mais cinco polígonos  esticadinhos. Os dedos.
Vale lembrar que o indicador (o dedo do meio) é normalmente maior que os outros. Se fizer os polígonos todos iguais vai parecer uma mão residentivesca (do residente evil 2) toda quadrada. Aquele truque de colocar a mão sobre o papel e passar a caneta ao redor vale como primeiro contato com desenhos de mãos.
Fica deste jeito:

Passo 2: Smothando (suavizando)


            Pra ficar mais humano, vamos fazer o início da arte final (oi ?). É muito difícil. Tem que ir passando por cima das formas retangulares arredondando as bordas. Praticamente impossível. Fica como na imagem (o traço em verde):


Passo 4: Retoques

       Este passo é só pra complementar o anterior. Apenas alguns detalhes para ficar mais real. Deem uma conferida próximo ao polegar. O tracinho ali faz toda a diferença.

Passo 5: Remover a bagunça.
        
          Como sempre, o último passo é só remover as linhas guias e ver que ficou uma porcaria sem tamanho.
Valeu galera, até o último passo: pés !!!